terça-feira, 15 de outubro de 2013

A ROSA DE LUTERO


   

“A Rosa de Lutero é o símbolo mais conhecido do Luteranismo. Sintetiza a fé cristã de uma forma simples e completa. O próprio reformador Martinho Lutero  supervisionou a sua criação. Ele explicou o seu significado da seguinte forma:
Primeiro, deve haver uma CRUZ preta dentro de um coração para que eu seja lembrado que a fé no Crucificado (Jesus Cristo) nos salva. Pois quem crê de coração em Cristo será justificado, isto é, declarado justo, perdoado de seus pecados (Romanos 10.10). Embora seja uma cruz preta, que mortifica e que também deve causar dor, ela deixa o coração em sua cor natural. Ela não corrompe a natureza, isto é, ela não mata, mas mantém vivo. “O justo viverá por fé” (Rm 1.17), mas pela fé no Crucificado.
O coração deve estar no meio de uma ROSA BRANCA,  para mostrar que a fé dá alegria, conforto e paz.
            A rosa deve estar numa ÁREA DE AZUL CELESTE, simbolizando que a alegria em espírito e fé é o começo da futura alegria no céu, que começa agora, mas é obtida em esperança, pois ainda não é revelada.
            Ao redor desta área azul está um  CÍRCULO DOURADO, simbolizando que a bênção da vida no céu dura para sempre; é sem fim. Tal bênção vai além de toda a alegria e bens, assim como o ouro é o melhor metal, o mais valioso e precioso.
(Explicação baseada em carta de Lutero enviada a Lazarus Spengler, datada de 8 de julho de 1530). Extraído do livrete da Hora Luterana, “O que ensinam os luteranos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.