500 anos do Movimento
da Reforma
O movimento
que foi chamado de Reforma ocorreu no século XVI, na Alemanha, através de um
monge da ordem dos agostinianos, preocupado com a situação da igreja e da
necessidade de trazê-la para o verdadeiro ensino da Escritura Sagrada. Este monge foi Martinho Lutero (1483-1546),
que no dia 31 de outubro de 1517, afixou 95 teses na Igreja de Wittenberg, convocando
a todos para debater a questão do comércio das indulgências.
O
movimento da Reforma foi estritamente religioso, que se manifestou nas mais
diversas áreas: política, educacional e econômica. Lutero não é o fundador da
Igreja Luterana, apesar dos luteranos levarem seu nome como denominação
religiosa.
O
que foram as 95 Teses? Foram proposições que Lutero escreveu questionando o
ensino da igreja da época, ao apontar para a Escritura Sagrada, como fonte e
norma para vida cristã, mostrou que a vida de uma pessoa é de constante
arrependimento de seus pecados. Evidenciando o “Somente a Graça” - somos salvos
e perdoados, sem nenhum mérito pessoal, mas devido ao amor e misericórdia de
Deus. Na 1º tese, ele expressa a necessidade absoluta do arrependimento para se
obter o perdão dos pecados. Este perdão não pode ser comprado, mas somente é
adquirido devido o arrependimento e no crer na obra que Cristo realizou na
cruz.
Em
1522, estando recluso no Castelo de Wartburgo, Lutero traduziu o Novo
Testamento do texto grego para o alemão. Neste período havia outras traduções
da Bíblia, como a de Jerônimo, em Latim (Vulgata). O que se destaca nesta
tradução é que Lutero além de ir as fontes originais, influenciou na unificação
da Alemanha através do idioma, devido aos muitos dialetos existentes.
Em
1534, portanto, ocorre a edição completa da Bíblia, em língua alemã, da
tradução de Lutero. O Antigo Testamento, foi traduzido do texto hebraico, com
uma equipe de colaboradores. Agora cada pessoa tinha condições de ler e estudar
a Escritura Sagrada em sua própria língua, de maneira compreensível ao cidadão
comum. Tudo isso foi possível devido ao desenvolvimento da imprensa, através
dos tipos móveis desenvolvido por Gutenberg.
Ao
observar a falta de conhecimento bíblico das crianças e pais, no ano de 1529,
Lutero edita a Catecismo Menor para o ensino das crianças e o Maior para os
pais. No Catecismo Menor trata os seguintes assuntos: Os dez Mandamentos, O
Credo Apostólico, O Pai Nosso, o Sacramento do Batismo, O Ofício das Chaves e a
Confissão, O Sacramento da Santa Ceia, Orações e Tábua dos deveres. Em cada
unidade de ensino, Lutero inicia com a seguinte orientação: “Como o chefe de
família deve ensiná-lo com toda a simplicidade em sua casa”. No sermão de 1530,
por sua vez orienta os pais a levarem seus filhos e filhas à escola, caso se
omitam, chama a responsabilidade do Estado em fazê-lo.
No
dia 25 de junho de 1530, ocorre a apresentação do que foi chamado de Confissão
de Augsburgo, diante do imperador Carlos V. Nesta confissão os assim designados
e chamados de “luteranos”, apresentam com clareza o que creem, ensinam,
confessam e rejeitam, quando não está em acordo com a Escritura Sagrada. Entre
os 28 artigos, merece destaque o artigo IV, que trata da justificação:
“Ensina-se também que não podemos alcançar remissão do pecado e justiça de Deus
por mérito, obra e satisfação nossos, porém que recebemos remissão do pecado e
nos tornamos justos diante de Deus pela
graça, por causa de Cristo, mediante a fé, quando cremos que Cristo, padeceu
por nós e que por sua causa os pecados nos são perdoados e nos são dadas
justiça e vida eterna. Pois Deus quer considerar e atribuir essa fé como
justiça diante de si, conforme diz São Paulo em Romanos 3.21-26;4.5) (Livro de
Concórdia. São Leopoldo/Porto Alegre, Sinodal/Concórdia, 1980).
Nestes
500 anos do movimento da Reforma, “seja com Lutero ou sem ele, é certo que
precisamos recuperar uma ética do amor e solidariedade cristã”. (Beck, Nestor.
Igreja, Sociedade e Educação. Porto Alegre, Concórdia, 1988). Através de uma
hermenêutica sadia necessitamos deixar que a “Escritura se interprete a si
mesma”, diante da liberdade que Cristo conquistou - a justificação ( crer em
Cristo) e a santificação (manifestar os frutos da fé) são fundamentais para
transformação da família e, consequentemente, da sociedade. Lutero coloca que a base fundamental da
sociedade é a família. Uma família estruturada se manifesta em uma sociedade
organizada.
Celso Wottrich
Pastor da Igreja Ev. Luterana do
Brasil
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